terça-feira, 3 de junho de 2008

ventos

(existem muitos e sopram em muitas direcções)


A mudança é o desconhecido e em anexo traz sempre receios, preocupações, desconfiança e descredibilização.
O individualismo é uma característica actual da sociedade que numa perspectiva de marketing se revela como um desafio de comunicação porém numa perspectiva humana pode ganhar um carácter de auto-exclusão e depressivo.


Em algumas situações esse individualismo espalha-se pelas organizações e isso assume um factor de diferenciação e de destaque mas que pode confundir a percepção dos públicos-alvo.
A união pode enriquecer socialmente uma organização, mais estrutura, melhor qualidade, maior produção e tornar numa referência um nome, um símbolo, uma instituição.
Em marketing qualquer uma das situações é a oportunidade para desenvolver estratégias com o intuito de comunicar mais e melhor e elevar a notoriedade interna e externa de uma organização.

Trabalhamos tanto para visionários como para os velhos do restelo.


Proposta de simbologia e de valores sob a forma de imagem para o Instituto Politécnico de Portalegre.


Uma janela sobre o conhecimento numa moldura de cor alentejana com abertura ao exterior.






Valores e posicionamento

Conhecimento, investigação e prática com mais qualidade.
Aliança com a região onde se insere.
Um instituição aberta à comunidade ao dispor de todos os que dela se aproximam.
Modernidade e Seriedade.
Simples, dedicada, unida.

Target

Estudantes
Docentes
Pais
Futuros Estudantes
Empresários e potenciais empregadores
Cidadãos em geral

Factores de diferenciação

Reconhecimento transfronteiriço
Símbolo da região
Produção de conhecimento de elevada qualidade
Impulsionador e atracção para investimentos económicos na região
Humildade, empenho, actual, dinâmico e capaz.

Conceito

A rectidão, o método, a forma simples que permite o encaixe de várias entidades no universo criado.
A região tem potencial estratégico camuflado que deve ser impulsionado através de o reforço de uma instituição modernizada, consistente, com grandes dimensões, impacto e referência, com capacidades, entusiasmo e envolvimento reconhecido.

A identidade

O quadrado: Forma simples, matemática, recta, cientifica, racional: conhecimento.
A Janela: Quem queremos ser? Uma Instituição com visão longínqua, como as planícies alentejanas e que vai mais longe ainda no alto de Portalegre.
O corte:
A certificação que o IPP e as suas escolas estão disponíveis a bem receber, característica alentejana e que promove a interacção com entidades privadas e publicas assim como internacionais.

A gestão da imagem corporativa é mais uma função de gestão do que de comunicação.